(67) 98107-7921

ciaba.intervencaoemaba@gmail.com

Como ajudar o aluno com autismo nas horas das crises em sala de aula

O foco, em sala de aula, deve ser a prevenção, de forma a evitar que essas crises ocorram.

Para isso, temos algumas estratégias que podem auxiliar:

1) Painel de rotina

O objetivo dessa ferramenta é dar previsibilidade da rotina, auxiliando nas mudanças de atividades e ambientes de forma que a criança saiba o que se espera dela em cada momento do dia, diminuindo, assim, a chance de ocorrência de comportamentos inadequados.

2) Economia de fichas

As fichas podem ser dadas à criança após a execução de uma atividade, e ao final de determinado tempo ou do período escolar, ela pode trocar essas fichas por um reforçador de maior valor, por exemplo, um item que gosta ou um ambiente da escola que costuma tentar acessar, etc.

Essa ferramenta pode ser usada não só para as tarefas, como também para outros comportamentos que gostaríamos que a criança tivesse.

3) Dar a opção para que o aluno escolha a atividade

O professor pode levar 3 ou 4 opções de atividades para trabalhar a matéria e o assunto da aula, e pedir que a criança escolha qual ela vai fazer.

Além disso, pode deixar que escolha também o material que deseja usar. Se for uma pintura, por exemplo, se quer pintar com giz, canetinha ou lápis de cor.

Categorias

Entre em Contato Conosco

Estamos aqui para responder suas dúvidas e oferecer o suporte necessário. Clique no botão abaixo, fale conosco pelo WhatsApp e descubra como podemos ajudar.